quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Desafio dos 30 Dias - Nuvens Escuras Como Chumbo

A história de hoje vai ser apenas uma história. De chuva e de como me lembro das chuvas da minha infância. Espero que gostem.

Quando eu era pequena os dias eram menos quentes e mais amenos. O sol não parecia nos queimar a pele. Nossas mães nos aconselhavam a sair de casa com um agasalho todas as manhãs pois sabiam que, de manhã e de tarde, ia esfriar. Haviam mais terrenos e menos casas. E nos finais de ano, as chuvas de verão. 
Me lembro como se fosse hoje de quantas e quantas vezes ficávamos sem luz e tínhamos que ligar o lampião a gás e as velas pela casa. Era uma época em que comíamos à luz de vela sem nem imaginar que aquilo era, supostamente, romântico. Dava pra ver a chuva pela porta da sala e o brilho dos relâmpagos pela janela. Não me assustava com eles, eram os trovões que me assustavam. O som alto e claro, parecia que o céu estava zangado com alguma coisa. Mas adorava o som da chuva. Me ajudava a dormir.
Me lembro que conforme crescia e ia ganhando mais imaginação, passei a dizer que a chuva era São Pedro lavando o céu, pois tinha o azar de sempre estar na rua sem um guarda-chuva quando começava a chover. Não era um problema pra mim, mas para as pessoas ao meu redor era. Eu já era uma mocinha, e as roupas de uniforme escolar insistem nas blusas brancas, então algumas coisas quer não deviam ser vistas ficavam bem expostas. Só que eu era inocente e não entendia. Até percebia as pessoas olhando, mas não fazia a menor ideia do porque olhavam. Levaram mais alguns muitos anos para eu entender.
Hoje em dia chove pouco e, quando chove, as pessoas reclamam, como se a chuva fosse uma maldição. Os dias são mais quentes e as pessoas vestem roupas cada vez mais curtas. Talvez para elas seja mais confortável mas eu sinto falta dos meus agasalhos feito à mão pela minha vózinha. Sinto falta dos dias chuvosos gastos em casa, quando eu não tinha problemas nem amores nem responsabilidades. Hoje, se quero matar a saudade das chuvas, tenho que procurar sites que tenham o som da chuva e ficar ouvindo. Não é a mesma coisa, mas já mata a saudade. A única coisa que não posso emular é o cheiro da chuva. É verdade que, quando eu era criança, nunca tinha percebido o cheiro da chuva e agora que sou adulta, consigo. Queria poder sentir naquela época, pois é um cheiro que hoje posso dizer que gosto muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário