sexta-feira, 12 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para meus pais

Como minha mãe já faleceu e também já teve uma carta escrita para ela, achei justo que essa carta seja apenas para meu pai. Começo ela agora.

Boa noite pai.
Primeiramente, obrigada pela educação que o senhor me deu. Foram pequenos gestos que me guiaram pro caminho certo. Tipo aquela vez que o senhor puxou os cabelinhos de trás da minha nuca quando eu falei "filho da puta" pela primeira vez na sua frente e, quando questionado sobre o porque da punição, me deu outra lição, "você sabe o que acabou de dizer, não, então procure em um dicionário". Eu procurei e achei, mas não entendi nada, mas a mensagem foi recebida. Não era algo bom, ou eu não teria sido punida.
Obrigada por ter me acompanhado ontem na endoscopia. Sei que o senhor já é um idoso e que o ideal era que eu te acompanhasse nos lugares, mas no fim das contas, o senhor é meu pai e prefiro contar com o senhor do que com as outras pessoas. Só queria lhe poupar do trabalho. Sei que eu errei e errei muito, mas o senhor nunca foi de apontar dedos e me julgar por isso. Não. Quem faz isso é o Neto. O senhor se decepciona comigo mas não desiste de mim. Sei que isso é a atitude de um pai e fico feliz de ter tido um pai em minha vida. O senhor me disse, certa vez, que quando o senhor precisou de um amigo seu pai foi apenas seu pai. Hoje eu olho ao meu redor, observo os pais e como eles agem e criam seus filhos e devo dizer que agradeço pelo senhor ter sido não só meu pai, mas meu amigo. Não consigo ser tão próxima do senhor como fui da mãe, acho que o senhor entende meus motivos. Mesmo com ela eu não costumava me abrir tanto. Na verdade, o senhor me deu lições que me marcaram tanto quanto as dela. O senhor diz que deixou a educação à cargo dela, mas o senhor também fez sua parte, e fez bem. Lembro com carinho das vezes que a gente brincava de esconde-esconde antes de dormir há muito, muito tempo. Lembro da vez que o senhor teve sua primeira crise de pressão alta e de como liguei pra vó porque o Neto estava chorando. Lembro do senhor me falando sobre como teve medo que minha mãe não te seguisse aquela vez que o senhor brigou com minha vó. lembro de como o senhor chorou quando ela  se foi. O senhor dizia que queria viver até os cem anos com muita facilidade. Sei que é mais difícil sem ela, mas sinto falta de ver o senhor dizendo isso. Fiquei feliz quando o senhor disse isso ontem, mesmo que tenha sido depois que eu falei. Talvez eu tenha reacendido uma chama que tinha se apagado, talvez não. Só gosto de pensar que vou ter o senhor por perto por bastante tempo.
Sempre digo que não sou inteligente, que sou esforçada, mas mesmo meus esforços estão longe de serem o suficiente para demonstrar que sou grata por tudo isso. Quero me formar pra poder te dar o orgulho de me ver formada. Quero ter um trabalho que ganhe melhor do que o que eu ganho hoje, pois sei que o senhor se preocupa com meu futuro. Queria poder te dar um neto ou uma neta, pois além de ser um desejo meu, queria que uma criança te desse um pouco mais de felicidade. As crianças têm esse poder, acho. Por isso que a dona Lucia gostava tanto de ensinar pra elas.
Vou continuar me esforçando pra quem sabe um dia poder ouvir que o senhor se orgulha de mim. Ou pelo menos pro senhor ter certeza de que fez a coisa certa por mim. Uma coisa pelo menos eu posso te garantir: eu não vou parar de tentar.
Te amo

Nenhum comentário:

Postar um comentário