sábado, 22 de abril de 2017

Deus e o Autoconhecimento

Não sei de vocês caros leitores, mas eu tenho uma religião. Não significa que eu a pratique, mas eu a tenho. Sou católica, no entanto tenho amigos de todas as religiões. E é com essas religiões que vou interagindo e passando pelo mundo, criando minha própria identidade religiosa e crenças. Mas nenhuma religião chega aos pés de experiências reais. E foi isso que aconteceu comigo essa semana. Minha amiga Liliane me chamou para fazer um curso de autoconhecimento na Igreja Universal. São apenas cinco terças-feiras, e é em um horário depois do trabalho, então aceitei de bom grado. Mas a verdade é que já para o primeiro dia eu me atrasei. No entanto, a mensagem que precisava ser passada chegou: qualidades e defeitos. Segundo a premissa do curso, isso é o início de tudo, você precisa se conhecer para que possa evoluir como pessoa. E eu estou estagnada há um bom tempo. Conversando com ela após o curso, ela deixou bastante claro como estava feliz de me ver ali e de todas as coisas que percebia conforme eu ia dizendo como estou. Já começou por aí, com ela me dizendo que tenho sempre que dizer que estou bem, pois as palavras têm poder. Sim, eu sei, isso é algo que outras pessoas me dizem também. Mas foi além, com ela me dizendo como eu era uma pessoa cheia de vida quando ela me conheceu e como hoje ela não vê mais essa vida, como eu me dôo demais para os outros ao ponto de não ter o que preciso pra cuidar de mim, que não preciso pensar que é egoísmo meu querer pensar em mim. E por fim, houve o comentário que eu precisava ouvir sobre o Giorgio, de que apesar de ser uma boa pessoa, seus sentimentos são muito nocivos. Eu já tinha ouvido da minha psicóloga como eu mesma tenho que cortar o fio que alimenta o sentimento de amor e juro por Deus que estou tentando, mas sou apenas humana. E essas coisas levam tempo pra mim.
No dia seguinte, meu irmão me chamou pra conversar. É raro, então fui, e acabei contando pra ele sobre os últimos acontecimentos que estavam me deixando abalada, pro que ele fez questão de me lembrar que não devo criar esperanças e pro que eu lhe assegurei que não estou. Consigo fazer bem meu papel de amiga, não se preocupe irmão. Não se preocupem pessoas. Eu estou bem. Mas continuando, meu irmão queria conversar pois tinha que ir até a loja de fantasias, onde pediu uma cabeça de cachorro pra fantasia e, de lá, ia pro curso de gnosis, e como ia demorar até lá, ele queria companhia. E eu fui. Tinha várias coisinhas pra fazer, como pagar contas e pegar o certificado do meu curso de massoterapia. E quando estava na hora dele ir pro curso, ele me convidou para ir junto, o que recusei. E me arrependi quando ele chegou em casa e me falou sobre o que tinha sido a palestra. Novamente, qualidades e defeitos. O mais interessante foi a maneira que ele me informou, "não fui eu que te chamei, foi seu anjo da guarda". E apesar de não praticar nenhuma religião, acredito muito em Deus. E as coisas começaram a me fazer pensar. Muito.
O autoconhecimento é importante pois faz com que olhemos pra dentro. Pra dentro, pra nós mesmos, é algo que minha prima fala bastante quando conversamos sobre a Mary Kay. Quando foco em mim mesma e me sinto mais feliz comigo mesma, consigo viver de forma mais leve. E é disso q eu preciso, viver bem comigo mesma. Logo, farei o possível pra poder terminar aquela lista. Qualidades e defeitos, não é mesmo? Como me dizem toda hora, eu já sobrevivi a coisas mais difíceis que isso. É só uma lista. Duas no caso. Mas vou sobreviver a elas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário