quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Produção em massa de traduções de Mangá

Para aqueles que não sabem, eu estou trabalhando já faz algum tempo com tradução de mangás. Como é um trabalho totalmente voluntário, traduzo da única língua que tenho confiança de traduzir, o inglês. É aí que se esconde o perigo. Às vezes um scanlator pode vir a "dropar" um projeto, ou este pode ser licenciado nos "States". Com isso as traduções para o inglês se tornam indisponíveis e um trabalho que às vezes cobrou muito esforço de seus realizadores se vê perdido por falta de fonte primária de tradução. Aí, você meu caro leitor pergunta "e não tem outro jeito?" Pior que tem! Só que pra isso eu teria que aprender a, pelo menos, ler em japonês. Então, como isso não é possível em minha atual situação, gostaria de pedir humildemente aos meus amigos e colegas de Internet que se por um acaso souberem de alguém que saiba ler japonês (não precisa falar em japonês não, só ler já ajuda um bocado), por favor encaminhem essa pessoa a mim. Tendo dito isso, vamos a parte boa de tudo isso! Vou deixar aqui a lista dos projetos em que eu estou trabalhando e o nome do grupo em que está sendo lançado. Que fique claro que existem muitos outros projetos em cmada um destes grupos, só estou mesmo noticiando os que EU estou envolvida. E quero lembrar também que traduzir não é uma tarefa tão fácil quanto ler em outra língua, por isso não esperem que eu faça updates muito rápidos, é totalmente fora das minhas possibilidades como ser humano.
Redisu: Ichigo Jikan, Kiss/Hug, L-DK, Lian Ai Makeup!, Love Knife, Purikyuu.
Hakushô: Drug On, Kaichou wa Maid-Sama
Kaze-Hime: Senjou no Valkyria
Existem outros títulos que estão no que eu chamo de "projetos futuros", ou por falta de gente pra trabalhar neles comigo ou por falta de tempo mesmo. Existem também outros trabalhos que eu ajudei com a tradução de um capítulo ou outro, mas não com o total. E também tem as Oneshots, estórias de apenas um capítulo e, por isso, que eu não acho justo contarem como um trabalho realmente dito.
Quando algum capítulo sair eu prometo postar aqui pra quem se interessar poder baixar.
E vou encerrando por aqui. Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário