sexta-feira, 12 de março de 2021

Review - As Memórias de Marnie

Review de hoje vai ser sobre um filme dos estúdios Ghibli. Estamos numa streak de filmes de língua não inglesa! Não sei se fico orgulhosa ou se me preocupo. Vamos ao que interessa!

Resumão sem Spoilers
O filme gira em torno de Anna, uma típica adolescente com problemas. Ela tem uma crise de asma e sua mãe, preocupada, a envia para a casa de parentes para que se recupere. Lá ela descobre um casarão que chama sua atenção, onde conhece Marnie. As duas vivem algumas aventuras juntas até que uma nova família se muda para o casarão. Sua estadia ali está chegando ao fim.

Spoiler-mas-não-tanto
Anna, em vários momentos, parece ter uma conexão profunda com Marnie. As duas se amam e isso é bem claro durante o andamento do filme. Mas Marnie tem uma personalidade muito mais amável que Anna. Durante a maior parte do filme você pode acabar como eu, sentindo um desconforto extremo com algumas atitudes da Anna, como insultar uma garota gorda que estava apenas tentando ser legal com ela. Anna é cabeça dura e age como uma típica adolescente. Ver o filme me fez lembrar de como eu mesma era naquela época e me fez sentir aquela conhecida vergonha alheia.

Spoiler - Não diga que eu não avisei
A família que se mudou para a casa de Marnie tem uma menininha que acredita que a Anna é a Marnie. Ela não estava lá muito errada em sua suposição. Conforme as duas vão avançando em suas pesquisas para descobrir quem era Marnie elas encontram um quadro que foi dado para Marnie por uma amiga que Anna conhece, por ser também uma desenhista como ela. Quando confrontam a senhora, ela explica a história de Marnie, explicando como ela era uma garota maltratada e sozinha, como tinha casado, criado uma família e como tudo tinha dado errado depois que seu marido tinha morrido. De como sua filha lhe rejeitou pra, um tempo depois, morrer e deixar a filha pra trás, que Marnie cuidou até não aguentar mais de tristeza pela morte da filha e morrer também. A surpresa é quando Anna descobre ser a neta de Marnie. E sua mãe adotiva vem lhe buscar e confessa que recebem auxílio para cuidar dela, o que ela já sabia e guardava com rancor, por achar que a família não a amava e sim que estava com ela pelo dinheiro. Antes de ir embora Anna se redime da maioria dos erros que cometeu, a redenção que você esperaria de uma animação. Te dá uma sensação de alívio, mas não tira o amargo do caminho que foi trilhado até ali.

Considerações Finais
Por ser uma animação da Ghibli eu peguei pra assistir já sabendo que não devia ter altas expectativas sobre ele. Não me levem a mal, mas com Ghibli, no meu caso, é assim: alguns filmes eu vou amar, outros eu vou achar meh. As Memórias de Marnie é um desses filmes meh que, apesar de ter "arrumado" no final, não tirou a decepção do desenvolvimento. Anna é uma adolescente e você sabe que não pode esperar muito das pessoas nessa faixa etária, mas tem momentos que a aflição dela parece exagerada, como se ela simplesmente quisesse ser revoltada com a vida e buscasse qualquer motivo que se apresentasse em sua frente para justificar essa revolta. Não que ela não tenha motivos, ela tem aos montes. Mas quando se vive num país como o Brasil você olha para o drama dela e o acha pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário