segunda-feira, 22 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para o meu corpo

Querido corpo,
Ainda me lembro da época em que você era comprido e magro. Eu era a menina mais alta da minha classe por vários anos seguidos. Eram tempos maravilhosos. Ser magro é maravilhoso. No entanto, os tempos mudaram. Eu virei mocinha, como diziam minha vó e minha mãe. E logo as coisas começaram a crescer. Já não era tão magra. Então minha vó morreu e o que estava ruim ficou pior. É difícil perder quem você ama pela primeira vez. Não digo que tive depressão mas definitivamente descontei minha tristeza na comida, no refrigerante... e engordei. Hoje estou pesando mais de 90 quilos e não gosto nem um pouco desse peso, mas não te vejo com maus olhos. Já me acostumei aos seios fartos ao ponto de não conseguir me imaginar sem eles. queria uma barriga mais lisinha. Queria um pescoço mais fino. Queria coxas menos grossas. Queria, queria, queria.
Não, eu não faço exercícios. Nem faço dietas. Talvez se eu fizesse emagreceria, mas sei que tenho hipotiroidismo e ele por si só já faz com que emagrecer seja uma tarefa difícil. Meu gosto por comida também atrapalha um pouco. Sei que ando tendo problemas de saúde, mas você é meu corpo. Você existe, você é forte, você fez muita gente feliz e você me faz feliz. Posso me esforçar pra te deixar magro, mas sei que não preciso me obrigar a isso, pois no momento você está aguentando. Quero te dar uma condição melhor, uma saúde melhor, pois quero viver muitos anos, como meu pai. Ainda quero te dar muito trabalho, ver minha barriga crescer e de dentro de mim, sair um bebe. Quero amamentar. Quero ter rugas. Já abracei meus cabelos brancos, vou abraçar as rugas também, quando as tiver. Vou te abraçar e te amar, pois você é o receptáculo da minha alma, e te agradeço por estar compartilhando essa jornada comigo. Vamos continuar juntos por quanto tempo nos for permitido.

domingo, 21 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta de minha escolha

Para os pacientes do PA Alvorada
Caros usuários, primeiramente gostaria de informar que existem duas formas mais eficientes de reclamar do que falar conosco, que seriam o livro de reclamações, de capa vermelha, que fica em cima do balcão da recepção do próprio PA, e também entrando em contato co a ouvidoria por todos os meios disponíveis no cartaz que está pendurado nas paredes do prédio.
Também queria dizer que nesse prédio, além do PA, também funciona uma UBS, ou postinho, como as pessoas comumente o conhecem. Logo, quando vocês vierem passar em consulta ou buscar um exame, sejam claros sobre o lugar. Nós entregamos senhas de acordo com as informações que vocês nos dão, então parem de nos culpar por não darmos a senha correta, se a senha não foi correta é porque faltaram informações ou, pior ainda, você nos deu a informação errada. Aqui não é uma padaria e o cliente não está sempre com a razão.
Também queria dizer que fazer escândalo não vai fazer, de forma alguma, o paciente passar mais rápido. Só vai fazer você passar nervoso, se exaltar e, na pior das hipóteses, ter que passar no médico também. E por falar em médico, quero lembrar que, na maioria das vezes, é um médico que vai estar atendendo. Se estiver incomodado com isso, procure a gerência. Lembrando que os gerentes de fato não se encontram no prédio aos fins de semana. E aproveitando que estamos falando de fim de semana, não venham pegar remédio no horário de almoço aos fins de semana, pois normalmente só vai ter uma pessoa atendendo, que também precisa almoçar como vocês.
Nossos médicos são muito bons e na maioria das vezes, vou tentar atender vocês com um sorriso no rosto. No entanto, não me peça pra sorrir pra você se você tiver sido grosso ou mal educado. E também não me vêm com o velho papinho de "não precisa ser grossa" quando eu estiver te dando a informação pela trocentésima vez, porque você não entende. Não tenho culpa se vocês não entendem uma informação simples, de um lugar que tem três balcões de atendimento, sendo que cada balcão tem sua própria identificação. Também não tenho culpa se você não sabe ler. Eu costumo apontar pro balcão que você precisa ir, você só precisa seguir o dedo e não inclinar a mão pro outro balcão e insistir que é lá que você tem que ir, como se estivesse certo. Eu que trabalho lá, então ouça nossa informação ou me faça um favor: nem pede a informação.
Por fim, nós, agentes de portaria, não somos invisíveis. Não estou te pedindo pra me dar bom dia nem nada, mas se estamos sentados numa mesinha com um computador do lado da porta... bem, alguma razão tem que ter, não é mesmo?
Obrigada pela compreensão!

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para o líder de sua religião

Querido Deus
Quero começar me desculpando por não visitar sua casa, mas me sinto desconfortável nela. Não por sua causa, veja bem, mas sim pelas pessoas. Não gosto de gente que entra numa igreja pra ouvir sua palavra e sai de lá pra falar mal da vida dos outros. Não gosto de gente que vai na sua casa pregar a palavra mas cometer todo tipo de pecado do lado de fora. Prefiro acreditar que você existe e viver ao máximo de acordo com o que ensinou, mesmo que, na prática, eu não saiba tudo que ensinou. Não li a bíblia. Não sou do tipo que reza muito. Nem do tipo que pede, nem do tipo que agradece. Acredito do fundo do meu coração que o Senhor tem me protegido de tudo que pode e agradeço do fundo do meu coração por isso. Não sei se devia agradecer todo dia. Lembro que desde pequena sempre tive aquela convicção de que existem muitas pessoas no mundo que precisam do Senhor mais que eu, logo, que ficar te atormentando com minhas preces seria exatamente isso, apenas um tormento. Prefiro acreditar que, enquanto o Senhor puder me proteger, me protegerá e que, se algo tiver que acontecer, vai acontecer. Ainda assim, quero reforçar minha fé em ti. Nunca pense que não te amo, pois te amo sim. Como meu pai, pra quem nunca digo, mas que tenhoc erteza que ele sabe. É bom ouvir às vezes, pois reforça o sentimento. Com meu pai posso ter atitudes que demonstrem meu amor. Queria que demonstrar meu amor pelo Senhor fosse mais fácil e não envolvesse obrigatoriamente lidar com pessoas falsas. Seria mais fácil.
Quero terminar agradecendo por tudo que têm feito por mim. Continuarei vivendo tendo fé no Senhor e, quem sabe, um dia, eu não consiga também aturar as pessoas para ficar mais próxima de Ti?

domingo, 14 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para o líder do meu país

Senhor presidente Jair Bolsonaro
É difícil saber o que dizer para uma celebridade como o senhor. Honestamente, não vou com a sua cara. O senhor não me representa. Infelizmente o partido oposto também não, então de qualquer forma, sigo vendo meu país cair nas mãos de incompetentes, ladrões, corruptos... Igual ao povo, é verdade. Infelizmente o brasileiro tem os políticos que merecem. Infelizmente sou brasileira também.
Me é penoso ver um presidente que faz política através das redes sociais. Um presidente que luta por causas fúteis. Um presidente que se preocupa mais com a imagem que com o próprio país. O senhor divulga o que pensa sem ligar para as consequências. Nossas escolas estão sucateadas, nossa saúde largada ao Deus dará, os bancos falidos e condescendentes com a corrupção. O Brasil é um caso perdido. E não será o senhor que irá colocá-lo no caminho correto. Não acho que alguém irá. Tenho pouca ou nula fé na política, nos políticos, nas gestões, nos chefes, nas autoridades. Ainda assim, sou funcionária pública. Fiz um concurso para estar no cargo que estou. O senhor apenas ganhou uma eleição. Trabalharei o resto da minha vida para me aposentar. O senhor terminará seu mandato e terá sua aposentadoria garantida. Pelo menos uma coisa tem de bom nessa história toda: eu vou viver mais que o senhor. O senhor será um corpo apodrecendo e eu ainda estarei aqui, viva. Não que isso seja lá muita vantagem, dadas as circunstâncias em que me encontro, mas eu tenho fé em mim mesma. Tenho fé nas minhas decisões. E tenho fé no meu futuro. Ele pode não ser o que eu espero, mas de certo não pretendo depender dos presidentes incompetentes do meu país para garantir que vou conseguir viver e sobreviver nesse mundo. Tudo passa, e o senhor também passará.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para meus pais

Como minha mãe já faleceu e também já teve uma carta escrita para ela, achei justo que essa carta seja apenas para meu pai. Começo ela agora.

Boa noite pai.
Primeiramente, obrigada pela educação que o senhor me deu. Foram pequenos gestos que me guiaram pro caminho certo. Tipo aquela vez que o senhor puxou os cabelinhos de trás da minha nuca quando eu falei "filho da puta" pela primeira vez na sua frente e, quando questionado sobre o porque da punição, me deu outra lição, "você sabe o que acabou de dizer, não, então procure em um dicionário". Eu procurei e achei, mas não entendi nada, mas a mensagem foi recebida. Não era algo bom, ou eu não teria sido punida.
Obrigada por ter me acompanhado ontem na endoscopia. Sei que o senhor já é um idoso e que o ideal era que eu te acompanhasse nos lugares, mas no fim das contas, o senhor é meu pai e prefiro contar com o senhor do que com as outras pessoas. Só queria lhe poupar do trabalho. Sei que eu errei e errei muito, mas o senhor nunca foi de apontar dedos e me julgar por isso. Não. Quem faz isso é o Neto. O senhor se decepciona comigo mas não desiste de mim. Sei que isso é a atitude de um pai e fico feliz de ter tido um pai em minha vida. O senhor me disse, certa vez, que quando o senhor precisou de um amigo seu pai foi apenas seu pai. Hoje eu olho ao meu redor, observo os pais e como eles agem e criam seus filhos e devo dizer que agradeço pelo senhor ter sido não só meu pai, mas meu amigo. Não consigo ser tão próxima do senhor como fui da mãe, acho que o senhor entende meus motivos. Mesmo com ela eu não costumava me abrir tanto. Na verdade, o senhor me deu lições que me marcaram tanto quanto as dela. O senhor diz que deixou a educação à cargo dela, mas o senhor também fez sua parte, e fez bem. Lembro com carinho das vezes que a gente brincava de esconde-esconde antes de dormir há muito, muito tempo. Lembro da vez que o senhor teve sua primeira crise de pressão alta e de como liguei pra vó porque o Neto estava chorando. Lembro do senhor me falando sobre como teve medo que minha mãe não te seguisse aquela vez que o senhor brigou com minha vó. lembro de como o senhor chorou quando ela  se foi. O senhor dizia que queria viver até os cem anos com muita facilidade. Sei que é mais difícil sem ela, mas sinto falta de ver o senhor dizendo isso. Fiquei feliz quando o senhor disse isso ontem, mesmo que tenha sido depois que eu falei. Talvez eu tenha reacendido uma chama que tinha se apagado, talvez não. Só gosto de pensar que vou ter o senhor por perto por bastante tempo.
Sempre digo que não sou inteligente, que sou esforçada, mas mesmo meus esforços estão longe de serem o suficiente para demonstrar que sou grata por tudo isso. Quero me formar pra poder te dar o orgulho de me ver formada. Quero ter um trabalho que ganhe melhor do que o que eu ganho hoje, pois sei que o senhor se preocupa com meu futuro. Queria poder te dar um neto ou uma neta, pois além de ser um desejo meu, queria que uma criança te desse um pouco mais de felicidade. As crianças têm esse poder, acho. Por isso que a dona Lucia gostava tanto de ensinar pra elas.
Vou continuar me esforçando pra quem sabe um dia poder ouvir que o senhor se orgulha de mim. Ou pelo menos pro senhor ter certeza de que fez a coisa certa por mim. Uma coisa pelo menos eu posso te garantir: eu não vou parar de tentar.
Te amo

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para um produto / companhia

Querida Nintendo
Meu primeiro contato com vídeo games foi através de vocês, e me apaixonei. Amor à primeira vista não acontece apenas com humanos, mas com marcas também. Joguei Ice Climber e Mario World até cansar. Um dia, resolvemos tentar ter um supernintendo, e nosso horizonte se expandiu. Mas foi com o Nintendo 64 e com o Wii que tive minhas doses de emoção. Vocês me fizeram aprender inglês pra poder entender os jogos que eu jogava. Ou, no caso, que meu irmão jogava. Eu assistia. E ajudava. E amava tudo aquilo. Me revoltei com a princesa Zelda que não deu um beijo no Link antes dele voltar a ser criança em Legend of Zelda: Ocarina of Time. Sofri com a morte da avó da Elli e me casei com ela, enquanto era apaixonada pelos cabelos rosa da Popuri em Harvest Moon 64. Mas o jogo que mais me marcou nesse console foi, sem sombras de dúvida, Ogra Battle 64: Person of Lordly Caliber. Terminamos esse jogo mais de uma vez, até conseguir um bom final, mas confesso, nunca gostei de perder o Yumil.
Já com o Nintendo Wii, eu consegui jogar mais. Um jogo em específico, que nem era exclusivo da Nintendo, mas fazia todo o sentido estar no Wii. Okami. Eu nunca joguei a versão para playstation e acho que nem sinto falta disso. Nunca cheguei ao final do jogo também, pois em determinado ponto uma personagem de quem eu tinha gostado morreu e senti que não ia conseguir continuar. Naquela época, a morte era algo difícil de lidar pra mim. Talvez hoje eu consiga jogar até o fim. Talvez.
Depois disso passei a jogar mais jogos portáteis, sempre de vocês. É bom poder levar seu jogo com você. Vocês compartilhavam conteúdo entre consoles antes que os celulares pensassem nisso. Mas eu sinto falta de ter jogos mais acessíveis ao meu pequeno bolso. Meu país tem problemas com jogos e, querendo ou não, vocês trabalham com jogos. Tudo que posso esperar é que um dia jogos não sejam mal vistos para que, um dia, eu possa desfrutar mais de vocês. Minha querida companheira, espero continuar te tendo ao meu lado por muitos e muitos anos.
Obrigada.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para uma celebridade a se desprezar

Olá Neymar.
Com certeza você não sabe quem sou eu e nem liga, mas quando falam em uma celebridade que eu despreze não tem outro nome que venha antes do seu. Talvez seja um pouco exagerado, mas é assim que é. Eu já não gostava da sua atitude quando você ainda jogava no Santos, mas ainda aceitava, já que o Brasil é um país carente de ídolos. Temos vários, mas parece que os que têm não bastam. Precisamos ter ídolos em todas as gerações, e você é o ídolo da sua geração. Graças à Deus, não pertenço à sua geração. No entanto, observo e vivo com os resultados do que sua inspiração geraram nessas pessoas. Gente mal educada, pais que tratam seus filhos como irmãos mais novos, relacionamentos levados apenas por aparência... Não que essa já não fosse a realidade antes, mas eu te culpo por esses homens irresponsáveis. Te culpo por esses homens egocêntricos que não se importam com ninguém e com nada. Te culpo por esses pais que trazem seus filhos pra tomar injeção e ficam colocando pânico na criança pra, quando chega a hora deles, darem pra trás e dizerem que vão deixar pra mulher trazer. Te culpo por pais que barganham com o filho pelas coisas que eles querem. Te culpo ainda pelos homens que acham que a única função de um homem é a de prover o sustento do lar. Ser homem é muito mais que isso, mas não tem como você saber, pois você não é e, pelo andamento da sua vida, nunca vai ser um homem de verdade. Você não passa de um moleque. E eu odeio moleques com todas as forças do meu ser.
Espero que você tenha uma boa vida. De preferência bem longe da mídia e das câmeras, pra que os homens parem de te idolatrar e te vejam como a pessoa nojenta que você é. Não que eu espere muito dos outros homens também.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta de sua preferência

A carta de hoje, como prometido, é pro Silver. E já tenho que pensar em qual vai ser o próximo, quando aparecer outra dessas.

Bom dia Silver! Como vai?
Os últimos tempos foram difíceis, não é mesmo? Se apaixonar é difícil. Amar também é. Parece que quanto mais você se entrega, menos o outro te dá. Fica aquela sensação de desigualdade, de injustiça, de que algo não está certo. E a gente pensa em mudar! Mas mudar também não é tão fácil. Pelo menos não pra mim. Eu fiquei um pouco aliviada de ver você lidando com sua desilusão. E um pouco orgulhosa também. Não é a melhor forma que eu vejo, mas é eficiente e evita que você se machuque mais, então não vou ser eu que vou te dizer pra fazer diferente. Afinal, como te disse, entre os dois lados da história, você é a pessoa que me importa.
Lembra quando eu falei da hipótese de sermos vizinhos? Que eu conseguia ver você realmente acordando cedo e vindo nos levantar, porque queria alguém pra jogar junto? A realidade talvez não seja tão divertida, afinal eu trabalho, o Henrique vai começar a estudar, se tudo der certo, e talvez você acabe não nos vendo tanto. Mas olha só! Hoje é meu dia de folga! Nós teríamos o dia todo pra jogar. Ou até sair! Se você morasse por aqui, a gente não ia estar preso por distância. Claro, ainda ia ter o problema do dinheiro, mas acho que nessa parte a gente consegue dar um jeitinho.
Eu tive e tenho muitos amigos que moram mais perto de mim que você. Ainda assim, você fala comigo todos os dias, coisa que pouquíssimos deles realmente fazem. Você me dá algo que eu sempre cobro muito das pessoas, que é atenção. Não acho que seja tão difícil assim, mas as pessoas fazem parecer que é. Quero aproveitar esse momento pra te agradecer pela atenção que você me dá.
Um dia as coisas vão ser mais fáceis, eu tenho certeza. Tenho que acreditar nisso se quero que um dia você realmente me acorde às 10 da manhã pra jogar. Acho que todos precisamos um pouco disso, não é mesmo?
Obrigada por ser meu amigo.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para uma celebridade que eu goste

A carta de hoje foi difícil... Porque né? Celebridades? Enfim, bora lá!

Queridos integrantes de Backstreet Boys, olá.
Com certeza vocês não sabem quem sou eu. Mas eu com certeza sei quem vocês são. Vocês fizeram parte da minha juventude, que foi bem complicada. Minha mãe ouvia suas músicas comigo, inclusive ao ponto de ver seus vídeo clipes antes de mim e me chamar quando via que estava passando.
Lembro de ter comprado todos seus CD's na época. Um eu ganhei, mas ele foi roubado pelo rapaz que eu gostava na época e nunca mais achei outro pra comprar.
Eu criei inúmeras histórias de amor enquanto ouvia suas músicas, Eu sonhava em ir em um show, em conhecer vocês, em casar com um de vocês. Claro, sonhos de adolescentes. Hoje, fico feliz de poder simplesmente oiuvir suas músicas e lembrar, com carinho, daquele tempo. Foi bom crescer ao ritmo de as long as you love me.
Estejam bem, onde quer que estejam.

domingo, 7 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para a pessoa que mais me influenciou

Bom dia mãe. Não tinha como essa carta ser para outra pessoa que não você.
Quando eu era pequena sempre te admirei, ao ponto de adoração. Como aquelas imagens de cachorro, sabe? "Ela me alimenta, ela me dá amor, então ela é Deus". Você fez mais que simplesmente me dar comida e amor, mas me deu uma educação e exemplos maravilhosos. Não era perfeita, mas era uma pessoa boa e gentil. Estava sempre com a cara amarrada e raramente sorria. Talvez por isso passasse uma impressão de brava, mas eu sabia melhor que isso.
Quando entrei na minha fase rebelde a gente discutia muito, muito mesmo. Eu queria sair com minhas amigas sem ter que depender do meu irmão ir junto, pq ele nunca queria. Eu queria que a gente tivesse passado por menos problemas financeiros e emocionais naquela época também, mas devo confessar que, olhando  pra trás, para aqueles dias, tenho uma noção plena de que foram graças a esses vários problemas que enfrentamos juntos que eu passei a ter mais entendimento de como o dinheiro (ou a falta dele) nos leva a dívidas e como dívidas podem se tornar grandes bolas de neve se a gente não tomar cuidado. Olha só pra mim hoje! Eu tenho um cartão de crédito. Quando meu pai soube ele olhou pra mim com cara feia, mas eu disse pra ele que estava tudo bem, que eu sei controlar meus gastos. Olho para a fatura e sei que já não posso gastar mais nada com o cartão, então espero até que algumas dívidas estejam quites pra poder fazer "dívidas novas". Se possível, gostaria de nunca ter um empréstimo na vida, pois foi vivenciando a sua dificuldade que aprendi como o dinheiro é difícil de lidar.
Mas aquele tempo passou. Entrei na faculdade um pouco depois da morte da vó. Lembro como a senhora disse que só conseguia ir em frente pq tinha os filhos pra terminar de criar. Nós nem éramos mais criancinhas, mas eu entendi que a senhora encontrou forças em nós pra continuar, e isso me fez sentir muito bem. Eu não terminei a faculdade e a senhora mesma me disse pra desistir, pois nunca me formaria pela Unicsul. Comecei a trabalhar no IBGE fazendo pesquisas e a senhora me acolheu em seus braços e me disse que eu ia conseguir, pois "é minha filha". Para algumas pessoas podia parecer uma comparação egoísta, mas para mim foi o empurrão que eu precisava. Eu consegui. Naquele ano, fui a pessoa que mais fez pesquisas no estado de São Paulo. Mas a senhora já não estava entre os vivos pra que eu pudesse compartilhar essa conquista, e eu chorei.
Foi sua morte que me fez procurar uma psicóloga pela primeira vez, e isso me ajudou a resolver vários problemas que eu não posso de forma nenhuma negar que tinha, ou que tenho. Foi sua morte que me fez perceber que eu tenho que ser forte, mais forte que nunca, pois as pessoas que ficam precisam se apoiar mutuamente, e nós nos apoiávamos em você. Eu, por outro lado, tenho que ficar cutucando os dois pra que eles se abram comigo.
Eu sinto falta da mão que a senhora me me estendia. Do abraço. Do carinho, mesmo que fosse pouco. Não existe ninguém nesse mundo que vai preencher esse vazio que a senhora me deixou. Mas continuo seguindo, com os cacos que sobraram, tentando seguir seu exemplo. E sorrindo. Sou abençoada por ter tido uma mãe como a senhora. Por ter tido uma família completa. Obrigada por tudo isso.
Saudades.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para seu melhor amigo

Passei mal ontem e acabei nem postando. Essa carta é para ser para meu melhor amigo, que nesse caso existem dois. Pensei em escrever as duas juntas mas, olhando direito na lista de cartas que tenho que escrever pelos próximos dias, percebi que tem algumas que são "abertas", então a carta de hoje é para minha amiga Lucimar. Silver, a sua vai ficar para um desses dias que a carta é aberta.

Querida Lucimar
Lembro dos dias que ia na sua casa junto com meu irmão, pois sua casa era o ponto de encontro do pessoal pra jogar videogame. Lembro que às vezes eu ficava conversando com você sobre o espiritismo e sobre a vida. Lembro das complicações que levaram ao final desses dias e ao início do que se tornou nossa sólida amizade.
Eu só tenho que te agradecer por todo o apoio que me deu ao longo de todos esses anos. Você é a pessoa que eu procurei antes de internar minha mãe e também a que eu procurei quando tinha que correr atrás dos trâmites para a cremação. Você foi a pessoa que me aconselhou a ouvir a mim mesma quando falo, um dos melhores conselhos que tive na vida, pois graças a isso percebo coisas que, antes, não perceberia por só falar sem me importar com o que eu estava falando.
Nós nos apoiamos mutuamente. Sei que posso contar com seu apoio se precisar chorar e sei que você também conta comigo, mesmo que você precise contar comigo bem menos do que eu conto com você. Também sei que tenho estado longe, mas sei que você entende que estou trabalhando e que não estou bem. Inclusive, obrigada por se preocupar com minha saúde. Por me preocupar demais com os outros acabo não dando a devida atenção para mim mesma. Sei que tenho que mudar isso, mas não é fácil. Nada nunca é realmente fácil para mim.
Você me deu o empurrão que faltava em vários momentos e sem isso eu não sei se teria continuado a tentar, ou mesmo iniciado várias coisas. Você me ensinou e reensinou conhecimentos, você me amparou em vários dos momentos que mais precisei, não sei se com meras palavras consigo agradecer por tudo isso, mas quero acreditar que não preciso realmente de palavras para expressar o quanto você significa na minha vida..
Obrigada por existir.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para eu mesma quando criança


Ontem eu postei a primeira carta de 30 e, logo em seguida, percebi que não dei mais nenhuma informação. A ideia foi tirada do pinterest, mas veio do wordpress da Jessica Louise Moore. Vou começar minha segunda carta.

Ei pequena. Tudo bem? Você pode me dar um pouco do seu tempo?
Sabe aquilo que você fez que te pesa muito na consciência mas que você nem sabe o porquê? Pois bem. Você vai entender um dia. Mas deixa eu te dizer uma coisa? Quando você entender de fato, lembre também que você não tinha o entendimento que eu tenho hoje, então você não tem culpa. A culpa está nos olhos de quem vê. Eu sei q você apanhou por causa disso, é o jeito que seus pais te educaram. Eu sei que você entende. Esse vai ser o menor dos seus problemas, acredite.
Quando te disserem que você vai entender quando crescer, acredite neles. E não queira apressar esse processo, pq vc vai perceber que não vale a pena. Aproveite que você é criança e se divirta o máximo q puder. Não dá pra entender? Tudo bem, um dia você vai. E às vezes isso não significa algo bom.
Entenda desde já que sentir saudade dói. Você vai sentir bastante. Eu sei que você está sendo forte hoje, tentando não chorar na frente dos outros, mas quando você chegar na minha idade, vai ser uma chorona. Não estou te dizendo para chorar hoje, mas quero que entenda que existem pessoas com quem você pode contar, principalmente nas horas que precisar de um abraço ou mesmo de chorar. Sua mãe é uma delas. Ame-a com todas as suas forças. Quando chegar a hora você vai entender quão bom foi isso.
Entenda que algumas pessoas vão se decepcionar com você. Que nem todas as pessoas vão gostar de você. Que você está bem não tendo tantos amigos assim. Inclusive, você ficará melhor quando aprender que os garotos podem ser ótimos amigos. Mas não apresse isso, deixa acontecer naturalmente, no ritmo que deve.
Você está indo bem. Mesmo que tudo ao seu redor pareça ir mais rápido, que pareça ser melhor, que pareça ser mais eficiente, você não precisa ser como todos eles. Quero que entenda isso e, nos momentos que começar a se questionar, lembre dessas palavras e se acalme. Lembra do que eu disse mais cedo? Você não precisa ser como todos os outros. Seja você mesma.
Você é mais amada do que imagina. Acredite nisso. Siga em frente.
Eu te amo.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Desafio dos 30 dias - Uma carta para sua pessoa importante

Usando o primeiro parágrafo pra explicar o que é isso, existem vários tipos de desafios para serem feitos em um mês. Eu não sou muito boa com essas coisas, pq não consigo ter uma rotina consistente que me ajude com isso, no entanto, vou continuar tentando. E acho que não tem melhor lugar pra escrever cartas do que aqui, na minha gaveta.

Olá.
Em uma época que eu nem te conhecia, existia uma pessoa especial na minha vida por quem eu faria qualquer coisa. Essa pessoa morreu e a minha vida ficou muito, muito difícil. É bastante difícil continuar em frente quando você não tem aquela pessoa que foi seu suporte por toda a sua vida.
No entanto, um belo dia, você apareceu. Com a desculpa de querer me ajudar, chegou quietinho, de mansinho, conquistando minha confiança e minha amizade. Você fazia coisas por mim que ninguém fazia e isso era bom, me fazia sentir importante. Você finalmente tomou coragem e confirmou que gostava de mim, e nós começamos a sair. Você é bem mais novo que eu, logo eu não achava que isso duraria ou que iria pra frente. Afinal, por que alguém da sua idade iria querer ficar com alguém como eu?
A verdade é que você se apaixonou pela minha parte mais afável. Aquele lado que eu uso pra lidar com as pessoas quando quero ser agradável. E eu não sou só isso. Eu sou uma gama enorme de sentimentos e emoções. Muitas vezes sentimentos ruins. Por sua causa, me peguei sentindo ciúmes de pessoas que nunca me causariam essas reações. Você mudou, mudou e mudou de novo e tudo que eu pude fazer foi tentar acompanhar suas mudanças. Tentar continuar do seu lado.
Ficar do seu lado é difícil. Não por você, mas pela distância. Queria que você não morasse tão longe. Queria poder ficar do seu lado nos dias q me sinto cansada. O que, segundo você mesmo diz, é todo dia. Você me disse recentemente que eu uso o que você diz contra você e que, por isso, evita falar comigo. O problema é que não percebe que você não falar é uma das causas de muitos problemas. Queria ser a pessoa com quem você pode contar pra tudo, mas sei que estou longe de ter todo esse significado na sua vida. Na verdade, nem sei se seria bom ter, porque não sei se daria conta de viver à altura das suas expectativas. E você tem muitas.
Quero construir uma casinha pra gente poder ficar mais tempo junto. Quero dividir minha vida com você. Não me importo se vai demorar um pouco, pois já esperei tanto que não me importa esperar mais um pouco. No entanto, sei que você é impaciente e queria poder agilizar as coisas. Infelizmente não depende só de mim. Espero que saiba disso.
Um dia espero poder andar do seu lado, olhar pra trás e sorrir. Não espero que nossa vida juntos seja um mar de flores, mas espero do fundo do coração que seja bom o suficiente pra que não exista remorso.
Eu te amo.